No dia 16 de junho, a Escola Politeia – uma das seis instituições de ensino que representam o Brasil no projeto internacional Currículo Global – participará de evento patrocinado pela Comunidade Europeia, organizado pelo CECIP em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e do Município de São Paulo, o Seminário Currículo Global: Rio + 20 vai à Escola.

O seminário contará com nomes como José Pacheco (Escola da Ponte), Cenise Monte Vicente (Oficina de Ideias), Cristiana Assumpção (Colégio Bandeirantes), Helena Singer (Instituto Politeia/Cidade Escola Aprendiz), Claudia Ceccon e Claudius Ceccon (CECIP). O evento ocorre no contexto da Cúpula dos Povos e da Rio+20 e mostra que recomendações da Carta da Terra (1992) estão sendo implementadas por escolas paulistas dos sistemas público e particular de ensino.

Educadores da Grande São Paulo estão convidados a debater formas eficazes de motivar crianças e adolescentes a pensar globalmente e agir localmente, como cidadãos capazes de contribuir na construção da sustentabilidade social, econômica e ambiental. Os interlocutores dos participantes serão professores do Colégio Bandeirantes, da  Escola Municipal Guilherme de Almeida, das Escolas Estaduais Julia Macedo Pantoja e Luiza Hidaka e das Escolas Democráticas Politeia  e Teia Multicultural. O evento culminará com a entrega do Prêmio CECIP/Fundação Roberto Marinho a 6 professores e 5 estudantes vencedores do Concurso Cidadão Global.

No Seminário, a Escola Politeia dará exemplos de como a educação democrática oferece a seus estudantes condições para tornarem-se cidadãos autônomos e desenvolver o gosto pelo aprendizado tendo como princípios orientadores a Democracia, a Diversidade, a Liberdade com Responsabilidade e a Sustentabilidade. Exemplos da abordagem democrática da Politeia poderão ser vistos pelos participantes na Exposição dos recursos pedagógicos relacionados à gestão participativa da convivência na forma de Assembleias e Fóruns.

Já os recursos da gestão curricular poderão ser exercitados na Aula-vivência da área de Ciências Naturais e sua articulação com as demais áreas do conhecimento sobre A Ciência entre a Guerra e a Paz, ligada ao eixo social da Sustentabilidade.

Data: 16/06/2012 – sábado, das 9h às 17h30.

Local: Escola Estadual Julia Macedo Pantoja – Rua Assupá, 200 – próximo à Estação Vila Prudente do Metrô

Share