Em abril, iniciamos um Grupo de Estudos sobre a Amazônia (GE). O objetivo desse grupo é conhecer aspectos geográficos, históricos e sociais da Amazônia e discutir algumas questões contemporâneas desse território. No nosso primeiro encontro, realizamos uma pesquisa de opinião para saber o que pensam os estudantes desse grupo sobre esse território. As perguntas, elaboradas por mim e André (educadores responsáveis pelo GE), foram as seguintes:

1. Quem mora na Amazônia? Resposta: Povos indígenas/ agricultores/ ribeirinhos/ populações urbanas

2. Existe energia elétrica na Amazônia? Resposta: Sim/ Não

3. Existem cidades na Amazônia? Resposta: Sim/ Não

4. É possível estar na margem de um rio e não ver a outra margem? Resposta: Sim/ Não

5. Existem ilhas dentro de um rio? Resposta: Sim/ Não

6. Ainda existem florestas que não foram exploradas ou são desconhecidas? Resposta: Sim/ Não

7. A Amazônia está somente no Brasil? Resposta: Sim/ Não

8. A Floresta Amazônica está em quais desses estados brasileiros? Resposta: São Paulo/ Pernambuco/ Amazonas/ Acre/ Mato Grosso do Sul/ Pará.

9. O que dá mais dinheiro hoje na Amazônia? Resposta: Floresta/ Água/ Minério/ Indústria/ Agricultura e Pecuária/ Madeira.

10. Quais dessas manifestações culturais são típicas da Amazônia? Resposta: Boi/ Santo Daime/ Samba de Roda/ Capoeira/ Carimbó/ Bonecas Karajás.

11. Quais desses animais em extinção são da floresta amazônica? Resposta: Arara Azul/ Pinguim/ Peixe-boi/ Ariranha/ Macaco Aranha/ Acari Branco/ Mico Leão.

Nessa ordem, as perguntas foram coladas na parede e os cinco estudantes responderam-nas com etiquetas coloridas. Todas as perguntas só puderam ser respondidas uma vez. Aquelas cuja resposta não eram “Sim” ou “Não” podiam ter mais de uma resposta. Respondidas, olhamos e refletimos sobre o resultado. Percebemos que algumas questões não foram respondidas e os estudantes justificaram que não sabiam. Faltou a opção “não sei’ como resposta. Além disso, o resultado proporcionou algumas conversas iniciais sobre a Amazônia, que deverão ser aprofundadas ao longo do GE.

Deixamos a pesquisa na parede e convidamos o restante da escola a responder às  mesmas perguntas. O quadro abaixo mostra os votos dos estudantes do Grupo de Estudos e o resultado da participação espontânea de estudantes e educadores, ao longo da semana.

Pergunta Resposta ResultadoGE Resultado Escola

1

Moradores da Amazônia

Povos Indígenas 4 15
Agricultor 2
Ribeirinhos 3 6
Urbanos 1 3

2

Energia elétrica na Amazônia

Sim 1 4
Não 4 12

3

Cidades na Amazônia

Sim 3 13
Não

4

Não ver a outra margem do rio

Sim 3 13
Não 2 2

5

Ilhas em um rio

Sim 3 11
Não 1 2

6

Florestas desconhecidas

Sim 2 7
Não 3 8

7

Amazônia é somente do Brasil

Sim 1
Não 3 11

8

Estados brasileiros com floresta amazônica

São Paulo
Pernambuco
Amazonas 3 10
Acre 1 3
Mato Grosso do Sul
Pará 1 2

9

Fonte de produção atual da Amazônia

Floresta 1 1
Água
Minério 3 3
Indústria
Agricultura e Pecuária 1
Madeira 2 11

10

Manifestações culturais da Amazônia

Boi 1 3
Santo Daime 1 7
Samba de Roda
Capoeira 3 6
Carimbó 2 4
Bonecas Karajás 2 2

11

Animais em extinção da floresta Amazônica

Arara  Azul 3 11
Pinguim
Peixe-boi 1 3
Ariranha 1
Macaco Aranha 1 1
Acari Branco 1 1
Mico Leão 2 8

Após o encontro do GE, não controlamos a participação dos estudantes na pesquisa, o que traz certa incerteza sobre os resultados. Seguras ou não, a escola participou da pesquisa e colocou suas opiniões sobre as questões levantadas. Entre as opiniões da escola e a dos estudantes do GE não há diferenças significativas.

A partir dessa pesquisa, da leitura de mapas e de uma aventura literária, vamos explorar e conhecer melhor o território amazônico. Será que no final do GE o resultado dessa pesquisa será diferente?  E você o que achou da nossa pesquisa de opinião?

Share