Entre comentários, desabafos e lamentos lidos sobre o histórico 31 de agosto de 2016, dia do impeachment, um trecho em especial me chamou bastante a atenção:

“Se não tivesse clamor popular nas ruas esse impeachment não teria sido aprovado certamente, não vejo grande interferência da mídia, pois esta noticiava a realidade em que o país estava…” blablablá

A incompreensão sobre o texto me fez levantar algumas hipóteses… Seria o responsável uma pessoa ingênua, mal-intencionada, alienada ou muito louca? Fiquei confusa.

Por outro lado, fui tomada por um sentimento de felicidade e honra pela trajetória profissional que percorro na educação, eu explico…

No mesmo dia, no Grupo de Estudos de Cinema da Politeia, jovens entre 10 e 15 anos reconheceram o papel manipulador da mídia enquanto assistíamos a um episódio do Bob Esponja – aquele mesmo, Calça Quadrada.

Estávamos conversando sobre filmes críticos, e lançamos a pergunta:

“Pode haver criticidade em um desenho animado?”

A princípio acharam que não, mas com o episódio A Gazeta do Siri, mudaram de ideia.

Nele o Sr. Sirigueijo cria um jornal e exige do seu repórter, Bob Esponja, “histórias que vendam”. Como o seu único objetivo é ganhar muito dinheiro, ele mesmo começa a alterar as histórias com um monte de mentiras, justificando-as como “mudança editorial”.

E aí, soa familiar? Achamos que sim.

Ao identificarem a crítica feita pelo episódio, os estudantes trouxeram a comparação com a nossa mídia, de repente nos vimos debatendo o dia histórico que estávamos vivendo, o atual cenário político brasileiro e o papel dos meio de comunicação nele.

Debates críticos dentro da escola são essenciais, não precisam ser sempre traumáticos, mas sim, devem ser libertadores.

Por uma educação menos alienante!

Texto escrito por Dani Lima

Dani Lima é uma jovem educadora, pedagoga, curiosa, apaixonada por educação, por isso, eterna aluna. Atualmente atua na Politeia – com muito orgulho! Também desenvolve atividades como professora particular em orientação e organização de estudos.

Share