Nós, da tutoria Antonieta de Barros, acabamos de ler o clássico Robinson Crusoe. Adaptação de Fernando Nuno – que no dia 17/10 nos visitou para um bate-papo sobre o trabalho de escritor e adaptador. Com ele, debatemos uma grande questão: o que é um clássico?

Aqui na Politeia Escola Democrática, as tarefas são combinadas e valem além de qualquer avaliação comum. Com a leitura do Robinson não foi diferente. Cada estudante tinha seu exemplar e deveria ler dois capítulos por semana, fazer perguntas sobre essa leitura e no dia do ateliê expô-las em conversas com a turma toda.

Lemos pelo prazer do conhecimento literário, debatemos pela valorização das ideias.

Mas, afinal, o que é um clássico?

Nas palavras de Nuno, “um clássico da literatura é aquele livro que nos faz pensar em coisas que estão além daquelas escritas ali no texto”. É uma obra que nos faz viajar nas experiências descritas, vivenciando e conectando-as com nossas imaginações e expectativas.

E com Robinson pensamos muito, criticamente. Alguns dos incômodos gerados:

  • Por que uma pessoa que fora escravizada acaba escravizando outras pessoas?
  • Por que prometer tantas coisas aos homens e a Deus e não as cumprir?
  • Por que ao invés de aprender com o novo colega, Robinson impôs sua cultura ao Sexta-Feira?
  • Por que enviar mulheres para servirem a homens no povoamento da ilha?

Entendemos que a obra de Daniel Defoe retrata a lógica dos pensamentos e valores de uma época (Século XVIII), mesmo assim nos indignamos, principalmente por percebermos que muitos desses fatos continuam até hoje.

De um modo geral, gostamos bastante do livro. Para muita gente foi o primeiro lido sozinho, para alguns o melhor já lido!

Receber o Fernando Nuno e sua esposa Silvana Salerno – Nana & Nuno 😉 – foi uma experiência muito legal e importante, com eles percebemos que escritores são pessoas comuns, próximas de nós, dando a entender que também podemos sonhar com mais essa possibilidade de futuro.

Deixamos aqui um convite: leia adaptações de Nana & Nuno da coleção Correndo o Mundo e todos os outros clássicos da literatura mundial!

 

* Este texto foi escrito pel@s estudantes da  Tutoria Antonieta de Barros, Aline Chamone, Francisley da Silva Dias e Yvan Dourado (educadora e educadores).

Share