PolitŽia

Nossa Proposta

Assembleias

A assembleia é nosso principal espaço de construção coletiva. É nesta reunião, onde são convidados a participar todos os estudantes, educadores e funcionários da escola, que elaboramos as regras que guiam a nossa convivência e a utilização dos materiais e espaços, assim como os deveres e direitos de cada indivíduo que faz parte do nosso coletivo.

É também na assembleia que colocamos as nossas propostas de ação na escola. Propostas que podem vir de qualquer um de nós, educadores ou educandos, adultos, adolescentes ou crianças. Foi neste espaço que os estudantes já tornaram possíveis coisas como o dia do acantonamento, o dia do animal de estimação, a semana sem intervenções dos educadores etc. Foi também neste espaço que definimos as diretrizes da alimentação dos estudantes, as regras para jogar bola ou o próprio formato da assembleia.

Ou seja, é na assembleia que aprendemos a construir coletivamente o meio no qual estamos inseridos, e é através dela que percebemos a importância de participar das decisões tomadas na nossa comunidade, na nossa sociedade, no nosso planeta. Afinal, se eu não participo na construção do meu meio, só me resta o triste papel de acatar as decisões que os outros tomaram por mim.

As assembleias acontecem semanalmente, e são regidas e registradas pelos próprios estudantes.