Na maioria dos espaços, em nossa sociedade, somos acostumados a terceirizar as responsabilidades. Alguém cuida da limpeza do local. Um outro alguém do controle financeiro. Se algo precisa de manutenção, chamamos uma outra pessoa. Há momentos em que isso é inevitável, claro, mas por que não ensinar as crianças e adolescentes a cuidarem do seu próprio espaço? Que tal ensinar que o local que rege o nosso convívio é contruído por todos nós?

É com isso em mente que criamos as nossas Comissões. Elas são o complemento natural às Assembleias. Pois se construímos as regras em conjunto, temos que cuidar também em conjunto do espaço em que essas regras ocorrem. Assim participamos por completo da construção democrática do nosso meio.

Atualmente na Politeia temos as seguintes comissões:
Financeira – debruça-se sobre as contas, analisa os gastos e propõe ações que visem a saúde financeira da escola.
Manutenção, Zeladoria e Tecnologia – cuida de todo o espaço físico e dos equipamentos da escola. Se algo precisa de reparo ou atenção, comunicamos à Comissão de Manutenção.
Manutenção de Brinquedos e Jogos – cuida da organização e manutenção dos brinquedos da escola. Esta comissão trabalha para que todos possam se divertir.
Biblioteca – cuida da manutenção, organização, catalogação e arrecadação de livros na escola. Também estimula a leitura com sugestões semanais para os estudantes e educadores.
Reciclagem, Compostagem, Cisterna e Horta – uma espécie de “comissão ambiental”, que cuida para que um dos valores da escola seja sempre preservado: a sustentabilidade.
Cardápio – elabora o cardápio mensal de lanches da escola e ajuda na preparação da comida nos dias em que há reunião das comissões.
Ateliê de Artes e Trabalhos Finalizados – cuida da organização e manutenção dos materiais do nosso ateliê, assim como do próprio espaço, para que ele esteja sempre organizado para o uso de todos.
Fórum – cuida da resolução de conflitos entre quaisquer pessoas que fazem parte da escola. Os fóruns são normalmente propostos por um dos envolvidos, sejam eles estudantes ou educadores, e são mediados pela Comissão de Fórum.