480860_10200713585059658_851556418_n

Nossa Proposta

Laboratórios de Exploração

Os Laboratórios são momentos de exploração e experimentação dentro da rotina escolar. Neles os estudantes estão livres para utilizar os ateliês, brincar, participar das comissões ou desenvolver seus projetos e pesquisas. Os laboratórios são acompanhados pelos educadores de acordo com os desejos e necessidades dos estudantes.

As propostas de atividades do laboratório podem ser feitas pelos estudantes ou pelos educadores. Alguns exemplos de propostas destes horários são teatro, artes plásticas, uso do computador, construção e marcenaria, brincadeiras etc. Destas múltiplas explorações surgem interesses de pesquisas individuais e coletivas.

O laboratórios trazem um conceito-chave na visão pedagógica da Politeia: o livre brincar, ou a exploração autônoma (individual ou coletiva), também constituem momentos muito importantes de construção da educação.

Das escolas que dão asas

Por Renata Penna Ontem, no caminho para a escola, ouvi das minhas filhas mais velhas – gêmeas de onze anos – uma longa e apaixonada explanação sobre a vida e os feitos de Malcolm X, Martin Luther King e Antonieta de Barros. Elas me contaram coisas que eu mesma não...