Princípios

Formação Política

dá a dimensão do mundo que vivemos e das relações que estabelecemos dentro da escola. Vivido pelos estudantes no dia-a-dia da escola nas assembleias, nos fórum de resolução de conflitos, nas comissões e rodas de conversa

Criação

desenvolvimento de habilidades das diversas áreas do conhecimento por meio de pesquisas individuais, produções artísticas,  grupos de estudos, projetos e criações livres.

Democracia

O ideal da democracia é de uma sociedade na qual todos os cidadãos possam participar equitativamente das decisões relativas ao seu destino político, na qual qualquer forma de imposição hierárquica na distribuição do poder e dos direitos esteja definitivamente abolida, e o desenvolvimento pleno dos indivíduos como seres humanos seja maximizado. Este ideal orienta uma proposta pedagógica para formar pessoas de iniciativa, responsáveis, críticas e autônomas.

A educação enfatiza a participação de todos na elaboração das regras que visem organizar a vida em comunidade, a prática do respeito e do cuidado que eles têm que observar em relação a estas regras e ao bem-comum.

Valores

Diversidade

A escola organiza-se como uma estrutura única e para todos, em que a cooperação e a solidariedade superam a competição e o individualismo para garantir o acolhimento de todos.

Liberdade com Responsabilidade

No equilíbrio entre o individual e o coletivo, a liberdade e a responsabilidade orientam as relações entre pessoas e grupos de modo a efetivar coerentemente as práticas.

Sustentabilidade

Nas dimensões ambiental, econômica e social, orienta as relações entre os seres vivos e seus ambientes, as gerações atuais e as futuras, as relações político-culturais e de produção e distribuição de bens.

 

Organização

Tutoria Pablo Picasso reúne estudantes de 6 a 8 anos

Tutorias

O Ensino Fundamental é divivido em tutorias multi-seriadas. A tutoria Pablo Picasso* reúne estudantes de 6 a 8 anos, a tutoria Antonieta de Barros* estudantes de 9 a 11, e a tutoria Vó Vera* de 12 a 15. Os tutores, responsáveis por grupos de até 10 estudantes, acompanham e guiam o desenvolvimento de cada um no seu envolvimento nas diversas atividades.
(*) nomes escolhidos pelos estudantes, que mudam a cada ano.

Saiba Mais

Grupos de Estudo

Organizados a partir do interesses dos estudantes, são módulos bimestrais de trabalho que unem os estudantes interessados nos mesmos temas e objetivos. Podem participar estudantes com diferentes idades ou níveis de desenvolvimento.

Saiba Mais

Pesquisas Individuais

Ao longo de um semestre, cada estudante desenvolve um tema de pesquisa, sob a orientação de um educador. Durante este processo ele apresenta o trabalho aos seus pares, a uma banca de convidados e finalmente para toda a comunidade, num dia de apresentações.

Saiba Mais

Ateliês de Linguagens

Momentos dedicados ao desenvolvimento das linguagens e habilidades que a Politeia considera cruciais no desenvolvimento das crianças e adolescentes: português, matemática, ciências (sociais e naturais), artes, corpo.

Saiba Mais

Estudantes visitam exposição da Virada Sustentável 2016

Saídas

O conhecimento é muito amplo para caber nos muros da escola. Entendemos a cidade como um grande espaço pedagógico e frequentemente saímos em busca do aprendizado.

Saiba Mais

Assembleia

É na participação da elaboração das regras que estudantes passam a compreender a sua necessidade e aprendem a gerir as relações cotidianas. Semanalmente estudantes se reúnem para elaboração das regras de convivência, utilização de materiais e espaços, além de propostas de ação da escola.

Saiba Mais

Comissão de manutenção

Comissões

A gestão da escola é organizada por comissões, em que participam educadores e estudantes. Ao longo do ano, cada estudante participa de diversas comissões: arrumação e organização de materiais, manutenção, horta, lanche, fórum de mediação de conflitos.

Saiba Mais

Mediação de Conflitos

A vida em comunidade é permeada por conflitos. Ao entendermos que ele é a essência de uma comunidade democrática, as resoluções que serão construídas a partir dessa visão passam a estruturar práticas acolhedoras na comunidade.

Saiba Mais

Laboratórios

Horários sem proposta definida, que acomodam quaisquer interesses dos estudantes. Podem ser usados para brincar, fazer pesquisas individuais, ler, saídas curtas, rodas de leitura, ou qualquer coisa se queira, desde que adequadas às regras definidas na Assembleia.

Saiba Mais

Matrículas abertas

Quer conhecer de perto a nossa proposta?

Agende uma visita